BLOG, montessori, Theo 8 meses

Siga este bebê!

Outro dia li aqui um depoimento de uma moça queniana que, depois de passar a juventude na Inglaterra, voltou para sua terra natal para ter seu neném perto da família. Ela estava com quatro meses de gestação e já tinha lido pilhas de livro sobre como criar seu filho.  Ao conversar sobre esta preparação toda com sua avó, esta respondeu com tom ironico: – a única coisa você tem que que ler é o seu bebê.

Taí, de tudo que eu li na minha preparação, o mandamento que mais lateja na minha cabeça é a frase de Maria Montessori: FOLLOW YOUR CHILD.  Siga sua criança. Observe muito, perceba seu filho, e tente proporcionar atividades que façam os pequenos vibrarem.

Com oito meses o Theo aprendeu a escalar o sofá, soltou urros de alegria e começou a querer se levantar apoiando-se em tudo o que via na frente, inclusive a gente. Daí começamos a botar pilha. Algumas mudanças, como a barra no corredor totalmente “faça você mesmo” e o móvel na altura do Theo em seu quarto eu já mostrei neste post.

Mas depois veio a idéia de ficar de pé também na hora do banho! Aposentamos o banheirão alto, de fundo mole e instalamos uma barra na área do chuveiro. Combinado com uma simples banheirinha de plástico, o banho, que andava meio chato, virou a atividade mais legal do dia. Sucesso total.

A fora isso, deixamos ele fazer de suporte tudo o que ele foi encontrando no caminho:

As esculturas do Antony Gormley no Centro Cultural Banco do Brasil:

O emaranhado de cadeiras na casa da vovó:

E repetindo a foto do post anterior, a barra de segurança do mirante da nossa rua.

E de repente me vejo contente ao repetir um legado dos meus pais, que nos deram uma educação mais que libertária: nos ajudaram a identificar nossos gostos e não pouparam energia para nos transformar, eu e meu irmão, em nós mesmos.

6 thoughts on “Siga este bebê!”

  1. Marina,
    De tudo que li sobre banho de bebê, ou mesmo sobre segurança, parece fazer mais sentido agora, quando você escreve sobre… liberdade. A barra no box é uma excelente ideia para aumentar a segurança — evita erguer o bebê ensaboado, deixá-lo escapar quando ele resolve cansar da posição de indiozinho etc.), mas é também uma ideia para fazer a vida mais leve e simples. Nossa, como é simples! Seguir o bebê é de fato a única coisa que precisamos saber, mas te confesso que muitas vezes demoro um tiquinho pra sacar por onde ir.
    Obrigada por narrar as suas andanças.
    bjs, b

  2. Oi querida!

    Minha gratidão a você por difundir consciência no mundo, sobretudo entre nós, mulheres, fêmeas, mães… (Não sei se vc já percebeu que é isso que vc está fazendo ao gentilmente compartilhar suas aprendizagens com seu filhote…). A mim, o pouco que li, fez uma diferença danada!

    Com admiração,
    Ananda

    1. Obrigada Ananda!

      Descobri tanta coisa legal em blogs de mães quando estava grávida: quarto sem berço, Montessori, liberdades… que estou tentando retribuir um pouquinho.

      Fico feliz quando recebo comentários como o seu, e vejo que o blog faz algum sentido.

      Um grande beijo

Deixe um comentário

